quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Resenha: Breathing - Rebecca Donavan



Oi meus amigos leitores, fiquei uns dias ausente né, porém todo mundo merece férias não é verdade?

Então, estou devendo à vocês uma postagem sobre O MAGO DE CAMELOT, mais antes dessa postagem irei ajudar minha amiga Renata Donavan, na divulgação da resenha da trilogia Breathing.

Vamos lá?

Uma Razão para Respirar – Livro 1 {skoob}
Quase sem Respirar – Livro 2 {skoob}
Eu escolhi Respirar – Livro 3 {skoob}


“Viver nos erros do passado pode destruir o seu futuro”


RESENHA POR RENATA MARGARIA:


Traduzir em palavras todos os meus sentimentos lendo essa trilogia seria uma grande crueldade com a autora. Muito poucas vezes na minha vida literária me senti tão absorvida por uma história como essa. 
O primeiro livro trata da violência doméstica, quando Emma Thomas, que vive com seus tios após a mãe a ter abandonado por causa do alcoolismo e o pai falecido. Sua tia sádica e descontrolada acaba por descontar todas as suas frustrações com agressões físicas e verbais em cima da adolescente. Além disso, a adolescente tem uma tendência à automutilação. Sara é a única pessoa no mundo que está ao seu lado. Até aparecer Evan e sua vida virar de cabeça para baixo. As agressões se tornam mais frequentes e mais violentas cada vez que Emma tenta viver um pouco mais a vida. Até o dia em que resolve fugir e dessa vez sua tia passa dos limites e quase chega a matá-la.

No segundo livro, a vida recomeça, mas não da maneira que todos esperamos. Emma vai morar com a sua mãe e conviver com essa doença que é o alcoolismo. Nos momentos de sobriedade, ela até tenta recuperar o tempo perdido e tornar-se uma boa mãe, mas assim que o álcool corre nas veias, o monstro e todas as mágoas vem à tona, expondo a Emma todas as culpas que ela pode conseguir colocar em cima da filha. Sara juntamente com Evan ainda continuam sendo o seu apoio. Mas aparece Jonathan que é o novo e bem mais novo namorado de sua mãe. Eles acabam se identificando por todos os problemas passados em suas respectivas infâncias e Emma encontra um amigo. Mas com todos os erros cometidos pela mãe, acabam pagando caro por essa amizade. Paralelamente a todo esse sofrimento, Emma tem seu oásis junto a Evan, que descobre o amor, o companheiro, o amigo, mas tudo tem um limite. Ela não consegue ser tão verdadeira com ele em relação aos seus “monstros internos” como é com Jonathan. Emma abandona a todos e vai para a faculdade.

O terceiro livro é a coroação dos outros dois. Não poderia haver final mais impressionante, impactante, chocante e qualquer outro adjetivo para essa série. Emma volta à vida e isso é o mais importante.
Tira-se dos livros várias lições de vida, de superação, de comportamento e principalmente do que acontece com a vida dos filhos por causa da escolha dos pais. Sim é verdade. Muitas vezes alguns pais precisam se perguntar ou analisar o porquê do comportamento dos filhos. E a vezes a resposta é simples: são eles mesmos. 

Emma Thomas é uma adolescente marcada pela tragédia. A morte de seu pai, o abandono da sua mãe por causa do alcoolismo e a violência doméstica em seu lar adotivo. Mas o principal é a violência psicológica que foi incrustada dentro dela que a fazia sempre se cobrar mais, sempre abrir mão do que ela estava sentindo em detrimento do sentimento dos outros e mais ainda afastando a todos de si, para não partilhar sua dor e suas angustias. 

É muito difícil traduzir em palavras o todo desta obra e que para mim deveria ser lida por pais, adolescentes, futuros pais e avós. Para todos há uma lição, uma dica e um ensinamento. 

Mostra como algumas palavras, atitudes, comportamentos ou mesmo a maneira como tratamos as pessoas a nossa volta pode causar estragos. Às vezes comparações simples com defeitos que outras pessoas possuem acabam marcando a personalidade de uma criança. 

Rebecca Donavan deixa a entender que essa história tem um fundo de verdade. Mas também um alerta: A violência doméstica não é só a física. E plagiando suas últimas palavras no livro: “Por fim quero expressar a minha admiração pela coragem e perseverança de cada sobrevivente de abuso doméstico. Existe esperança. Existe amor. Existe ajuda. Você não está sozinho.”

Falar desses livros acaba sendo doloroso para mim. Acabou.


SOBRE REBECCA DONOVAN:



Rebecca Donovan é uma das best-sellers do USA Today. Começou sua carreira independentemente, pois não conseguia brecha no mercado editorial. Com a trilogia The Breathing, ela conquistou críticas e fãs no mundo todo. Esse sucesso todo é comprovado, não apenas com número de vendas, mas pela mobilização nas redes sociais. Só no GoodReads, cerca de 100 mil leitores classificaram os livros da série (média de 4,3 estrelas) e há quase 9 mil resenhas escritas sobre a trilogia.





SOBRE RENATA MARGARIA:




Renata Margaria é leitora compulsiva e apaixonada por livros, colunista da revista Em dia: Revista em Dia e blogueira nas horas vagas: Blog Coluna Estante




















Espero que gostem das novidades! Não esqueçam de opinar! Ótima sema a todos!

Beijos, Gabi!

4 comentários:

  1. Ah, que super demais essa postagem!!! Apesar de conversar com a Rê esporadicamente, nunca tinha lido uma resenha dela na íntegra, e adorei conhecer sua opinião de leitora.
    Não conhecia essa trilogia, e as palavras da Rê me chamaram a atenção. Já os coloquei em minha lista de leitura.

    Um grande abraço!!!

    http://vanessaaraujo.tk

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, vc conseguiu de forma sucinta contar-nos a estória sem spoiler (o que é difícil tratando-se de uma trilogia) e ainda me deixou curiosa em ler os livros!

    Beijos

    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir

A Blogueira

A Blogueira
Sou Gabriela Sumariva, 24 anos, cabeleireira, tenho um sonho de conhecer o mundo, e meu mundo está nos livros, neles eu viajo em toda parte, em todas as galáxias onde nem o homem pode chegar!

Seguidores

Nacional

Nacional

Eu Apoio!

Movimento Literatura Nacional Eu Apoio!

Skoob

Visualizações

Tecnologia do Blogger.

Promoção

Promoção
Sorteio de Natal Literário

Popular Posts

Banner do Blog


Siga-nos no Facebook